Os frutos vermelhos, especialmente o morango, framboesa, amora e mirtilo, constituem uma das principais fontes para o bom funcionamento do organismo e também para a prevenção/combate às doenças. Estes frutos são muito apreciados não só devido ao seu aspeto, cor, sabor e aroma mas também devido às capacidades antioxidantes responsáveis por vários benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças inflamatórias, cardiovasculares e vários tipos de cancro.
As “gorduras boas”, como os ácidos gordos ómega 3 e 6, são indispensáveis ao organismo. São consideradas nutrientes essenciais, já que o nosso corpo não as consegue produzir. Por isso temos de as procurar na alimentação, fazendo escolhas correctas.
Como aperitivo, avelãs ou amêndoas. Para a refeição, salmão ou marisco. Para temperar e cozinha, utilize azeite ou óleo de soja. Estes alimentos estão cheios de gorduras boas, como o famoso Omega 3 benéfico para o nosso sistema cardiovascular.
Começar o dia com um pequeno-almoço completo é meio caminho andado para reduzir os ataques de fome ao longo do dia. Ao acordar dê ao seu corpo o que ele precisa para se restabelecer das horas de jejum da noite. Precisa de 3 coisas: uma peça de fruta, uma fonte de proteína (um lacticínio ou um ovo) e uma fonte de hidratos de carbono complexos (por exemplo, uma fatia de pão de cereais). E não se esqueça, um bom pequeno-almoço pode representar até 20% das necessidades do seu dia.
Quando temos fome a primeira coisa que nos vem à cabeça são alimentos ricos em açúcar como o chocolate, as bolachas, os bolos. Isto acontece porque os açúcares e outros hidratos de carbono mais simples chegam mais rapidamente ao cérebro e isso faz com que a sensação de saciedade seja mais rápida. Mas não se iluda, vai sentir a saciedade mais depressa, mas vai voltar a ter fome mais depressa. Se lhe apetece algo doce opte, por exemplo, por chocolate preto (com mais de 70% de cacau), gelatina sem açúcar ou fruta cozida com canela e iogurte.
O PODER DO GENGIBRE
O gengibre é uma óptima forma de atribuir sabor à sua alimentação, diminuindo a quantidade de sal adicionado. E não se esqueça de aproveitar também as cascas para fazer um excelente chá caseiro, óptima solução para ajudar à digestão .
CHÁ DE CASCA DE MAÇÃ
Esta receita de chá de maçã e canela aproveita as cascas da maçã, que muitas vezes são desperdiçadas. Ferva as cascas em 1L de água, junte 1 colher de sumo de limão e um pau de canela. Coe e delicie-se com este saboroso chá.
.
ÁGUA AO ACORDAR
Hidratar o corpo logo de manhã é um dos hábitos a implementar para ter um estilo de vida saudável. Beba um copo de água com limão ao acordar, pois acelera o sistema digestivo e contribui para uma pele mais saudável e luminosa.
.
BOM STRESS E MAU STRESS
O melhor antídoto para combater o stress é o desporto! Quando nos mexemos produzimos serotonina, a famosa hormona da felicidade. Rir e descontrair é perfeito para descomprimir e, sobretudo, para aprendermos a respirar… Para vencer o stress, basta seguir o caminho certo!
SORRISO EM FORMA
Escove os dentes 2 a 3 vezes por dia, a seguir às refeições e antes de ir dormir, usando uma escova de tamanho adequado à sua boca. Deve trocá-la de 3 em 3 meses e complementar com o fio dentário. E claro, não se esqueça da língua e das gengivas.
.
SABE LAVAR BEM AS MÃOS?
Lave as mãos durante, pelo menos, 20 segundos. Das palmas das mãos às unhas, entre os dedos e em redor dos pulsos. E obedeça aos 5 momentos chaves do dia: antes do café da manhã, antes do almoço e jantar, ao chegar a casa e após usar o banheiro.